sábado, 5 de setembro de 2009

Dança na Bíblia

Este é o resultado de uma simples pesquisa deste tão "polêmico" assunto: A Dança na Igreja. Espero que estes versículos sejam bênção para abrir seus olhos a respeito do tema abordado.


Edição Revista e corrigida de Almeida (ARC)




Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. (Êxodo 15:20)

E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte, (Êxodo 32:19)

Vindo, pois, Jefté a Mispa, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela só, a única; não tinha outro filho nem filha. (Juízes 11:34)

E olhai, e eis aí, saindo as filhas de Siló a dançar em ranchos, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

E os filhos de Benjamim o fizeram assim e levaram mulheres conforme o número deles, das que arrebataram dos ranchos que dançavam; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas. (Juízes 21:23)

Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e em danças, com adufes, com alegria e com instrumentos de música. (1 Samuel 18:6)

Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? (1 Samuel 21:11)

Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, as suas dezenas de milhares? (1 Samuel 29:5)

E, descendo, o guiou. E eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1 Samuel 30:16)

E sucedeu que, chegando a arca do concerto do SENHOR à Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou de uma janela e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração. (1 Crônicas 15:29)

Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e têm olhares impudentes, e, quando andam, como que vão dançando, e cascavelando com os pés, (Isaías 3:16)

Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam. (Jeremias 31:4)

Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza. (Jeremias 31:13)

Cessou o gozo de nosso coração, converteu-se em lamentação a nossa dança. (Lamentações 5:15)

entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse, então, o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. (Marcos 6:22)

e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. (Mateus 11:17)

Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele e agradou a Herodes, (Mateus 14:6)

entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse, então, o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. (Marcos 6:22)

São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros e dizem: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes. (Lucas 7:32)

E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. (Lucas 15:25)




Edição Revista e Atualizada de Almeida (ARA)




A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. (Êxodo 15:20)

Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte; (Êxodo 32:19)

Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha. (Juízes 11:34)

e olhai; e eis aí, saindo as filhas de Siló a dançar em rodas, saí vós das vinhas, e arrebatai, dentre elas, cada um sua mulher, e ide-vos à terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

Assim fizeram os filhos de Benjamim e levaram mulheres conforme o número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, voltaram à sua herança, reedificaram as cidades e habitaram nelas. (Juízes 21:23)

Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. (1 Samuel 18:6)

Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? (1 Samuel 21:11)

Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? (1 Samuel 29:5)

Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. (2 Samuel 6:14)

Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração. (2 Samuel 6:16)

Ao entrar a arca da Aliança do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi dançando e folgando, o desprezou no seu coração. (1 Crônicas 15:29)

Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. (Salmos 150:4)

Volta, volta, ó sulamita, volta, volta, para que nós te contemplemos. Por que quereis contemplar a sulamita na dança de Maanaim? (Cantares 6:13)

Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam. (Jeremias 31:4)

Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza. (Jeremias 31:13)

Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança. (Lamentações 5:15)

Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. (Mateus 11:17)

Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. (Mateus 14:6)

entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. (Marcos 6:22)

São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes. (Lucas 7:32)

Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. (Lucas 15:25)





Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)




A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando. (Êxodo 15:20)

Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. (Êxodo 32:19)

Quando Jefté voltou para a sua casa, em Mispa, a sua filha saiu ao seu encontro, dançando e tocando pandeiro. Era filha única; ele não tinha mais nenhuma filha ou filho. (Juízes 11:34)

e fiquem vigiando. Durante a festa, quando as moças de Siló saírem dançando, vocês também saiam das plantações de uvas. E cada um agarre uma das moças e leve embora para a terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

E assim fizeram os benjamitas. Cada um deles escolheu uma esposa entre as moças que estavam dançando e a levou embora. Então voltaram para a sua terra, construíram de novo as suas cidades e ficaram morando ali. (Juízes 21:23)

Quando os soldados estavam voltando para casa depois de Davi ter matado Golias, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram para encontrar o rei Saul. Elas cantavam canções alegres, dançavam e tocavam pandeiro e lira. (1 Samuel 18:6)

As autoridades da cidade disseram a Aquis: Não há dúvida de que este é Davi, o rei da terra de Israel. A respeito dele as mulheres cantavam enquanto dançavam: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” (1 Samuel 21:11)

Além disso, este é Davi, a respeito de quem as mulheres cantavam enquanto dançavam: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” (1 Samuel 29:5)

Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, dançou com todo o entusiasmo em louvor a Deus, o SENHOR. (2 Samuel 6:14)

Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao SENHOR. Então sentiu por ele um profundo desprezo. (2 Samuel 6:16)

Davi respondeu: Eu estava dançando em louvor ao SENHOR, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao SENHOR (2 Samuel 6:21)

Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. Eles gritavam assim: Ó Baal, responde às nossas orações! E ficaram dançando em volta do altar que haviam feito, porém não houve resposta. (1 Reis 18:26)

Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, liras, tambores, pratos e trombetas. (1 Crônicas 13:8)

Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi dançando e pulando de alegria. Então sentiu desprezo por ele. (1 Crônicas 15:29)

Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. (Salmos 30:11)

Os que moram ali vão dançar e cantar, dizendo: A fonte da nossa felicidade, ó Jerusalém, está em você. (Salmos 87:7)

Louvem a Deus, o SENHOR, com danças e, em seu louvor, toquem pandeiros e liras. (Salmos 149:3)

Louvem o SENHOR com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas. (Salmos 150:4)

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; (Eclesiastes 3:4)

Volte, volte, sulamita. Volte, volte; nós queremos ver você dançar. (Cantares 6:13)

os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas. (Isaías 35:6)

Eu construirei de novo a nação. Mais uma vez, vocês pegarão os seus tamborins e dançarão de alegria. (Jeremias 31:4)

Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer. (Jeremias 31:13)

A alegria fugiu do nosso coração; em lugar das nossas danças, ficou a tristeza. (Lamentações 5:15)

“Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de enterro, mas vocês não choraram!” (Mateus 11:17)

No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto, (Mateus 14:6)

Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça: Peça o que quiser, e eu lhe darei. (Marcos 6:22)

Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: “Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de enterro, mas vocês não choraram!” (Lucas 7:32)

Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. (Lucas 15:25)





Tradução Brasileira (TB)




A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um adufe na sua mão; e todas as mulheres saíram atrás dela com adufes e com danças. (Êxodo 15:20)

Logo que se aproximou do arraial, viu o bezerro e as danças; acendeu-se-lhe a ira, e arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte. (Êxodo 32:19)

Jefté voltou para sua casa em Mispa, e saiu-lhe ao encontro sua filha com tambores e com danças. Ela era a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha. (Juízes 11:34)

Olhai e, quando saírem as filhas de Silo a dançar nos coros, saí vós das vinhas e arrebatai, cada um a sua mulher, das filhas de Silo, e ide para a terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

Assim fizeram os filhos de Benjamim, e segundo o seu número, tomaram para si mulheres, arrebatando-as dentre as que dançavam; foram, voltaram para a sua herança, edificaram as cidades e nelas habitaram. (Juízes 21:23)

Ao virem eles, na ocasião da volta de Davi, depois de morto o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel, cantando e dançando, ao encontro do rei Saul, com tambores, com alegria e com instrumentos de música. (1 Samuel 18:6)

Perguntaram-lhe os servos de Aquis: Este não é Davi, o rei da terra? não foi deste que cantavam nas danças, dizendo: Saul matou os seus milhares E Davi, as suas dezenas de milhares? (1 Samuel 21:11)

Acaso este não é Davi, de quem cantando diziam nas danças: Saul matou os seus milhares, E Davi, as suas dezenas de milhares? (1 Samuel 29:5)

Desceu e o guiou. Eis que eles estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, bebendo e dançando, por causa de todo o grande despojo que haviam tomado da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1 Samuel 30:16)

Davi dançava diante de Jeová com todas as suas forças, cingido dum éfode de linho. (2 Samuel 6:14)

Ao entrar a arca de Jeová na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou duma janela, e viu ao rei Davi saltando e dançando diante de Jeová; e no seu coração ela o desprezou. (2 Samuel 6:16)

Davi respondeu a Mical: Diante de Jeová eu estava dançando. Bendito seja Jeová que me escolheu, preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, para príncipe sobre o povo de Jeová, sobre Israel, por isso dançarei diante de Jeová. (2 Samuel 6:21)

Ao chegar a arca da aliança de Jeová à cidade de Davi, olhou da janela Mical, filha de Saul, e viu a Davi dançar e tocar; ela o desprezou no seu coração. (1 Crônicas 15:29)

Dirão tanto os que cantam como os que dançam: Todas as minhas fontes são em ti. (Salmos 87:7)

Louvem-lhe o nome com danças; Cantem-lhe louvores com adufe e harpa. (Salmos 149:3)

Louvai-o com adufe e com dança, Louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. (Salmos 150:4)

tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; (Eclesiastes 3:4)

Volta, volta, ó Sulamita; Volta, volta, para que te contemplemos. Por que quereis contemplar a Sulamita, Como a dança de Maanaim? (Cantares 6:13)

Mas as feras do deserto se deitarão ali, e as suas casas se encherão de hienas; ali habitarão os avestruzes, e ali dançarão os sátiros. (Isaías 13:21)

De novo te edificarei, e serás edificada, virgem de Israel; ainda serás adornada com os teus atabales, e sairás nas danças dos que se alegram. (Jeremias 31:4)

Então se alegrará a virgem na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque converterei o seu pranto em gozo, os consolarei e os alegrarei, passada a sua tristeza. (Jeremias 31:13)

Desvaneceu-se o gozo do nosso coração; Converteu-se em lamentação a nossa dança. (Lamentações 5:15)

Nós vos tocamos flauta, e vós não dançastes; Entoamos lamentações, e não pranteastes. (Mateus 11:17)

Chegado, porém, o dia natalício de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos e agradou a Herodes, (Mateus 14:6)

a filha da própria Herodias, tendo entrado, dançou e agradou a Herodes e aos seus convivas. O rei disse à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei; (Marcos 6:22)


São semelhantes aos meninos que se assentam na praça e gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e vós não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. (Lucas 7:32)

Seu filho mais velho estava no campo; quando voltou e foi chegando à casa, ouviu a música e a dança: (Lucas 15:25)




Expressões Similares



E, no dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois, levantaram-se a folgar. (Êxodo 32:6 ARC)

E na presença de Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele ser adorado, todos deverão festejar e se alegrar: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem. (Deuteronômio 16:11 NTLH)

Todos devem festejar alegremente: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem. (Deuteronômio 16:14 NTLH)

E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1 Samuel 30:16 ARA)

Então ele levou Davi. Os amalequitas estavam espalhados por toda a região, comendo, bebendo e festejando por causa da grande quantidade de coisas que haviam tomado na terra dos filisteus e na terra de Judá. (1 Samuel 30:16 NTLH)

E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. (2 Samuel 6:14 ARC)

E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração. (2 Samuel 6:16 ARC)

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. (2 Samuel 6:21 ARC)

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. (2 Samuel 6:21 ARA)

Então, Joiada fez sair o filho do rei, pôs-lhe a coroa e lhe deu o Livro do Testemunho; eles o constituíram rei, e o ungiram, e bateram palmas, e gritaram: Viva o rei! (2 Reis 11:12 ARA)

Então Joiada levou Joás para fora, colocou a coroa na cabeça dele e lhe deu uma cópia da Lei. Aí Joás foi ungido e apresentado como rei. O povo bateu palmas e gritou: Viva o rei! (2 Reis 11:12 NTLH)

Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com toda a sua força; em cânticos, com harpas, e com alaúdes, e com tamboris, e com címbalos, e com trombetas. (1 Crônicas 13:8 ARC)

Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas. (1 Crônicas 13:8 ARA)

Se eu soubesse que Deus faria isso, daria pulos de alegria, mesmo sofrendo muita dor. Pois Deus é santo, e eu nunca fui contra as suas decisões. (Jó 6:10 NTLH)

Fazem sair as suas crianças como a um rebanho, e seus filhos andam saltando. (Jó 21:11 ARC)

Deixam correr suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos saltam de alegria; (Jó 21:11 ARA)

Os seus filhos correm como carneirinhos e pulam de alegria; (Jó 21:11 NTLH)

Fazem sair a seus filhos como um rebanho, E os seus pequenos saltam e brincam. (Jó 21:11 TB)

No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de prazer. (Jó 41:22 ARC)

Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. (Salmos 9:2 ARC)

Folgaremos de júbilo por tua salvação; E em nome de nosso Deus arvoraremos pendões: Cumpra Jeová todas as tuas petições. (Salmos 20:5 TB)

Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. (Salmos 42:4 ARC)

Eu me lembro com efusão de coração De como eu passava com a turba, e os guiava em procissão à casa de Deus, Com voz de júbilo e louvor uma multidão em festa. (Salmos 42:4 TB)

Lembro-me destas coisas e dentro de mim se me derrama a alma , de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. (Salmos 42:4 ARA)

Aplaudi com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo. (Salmos 47:1 ARC)

Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. (Salmos 47:1 ARA)

Batam palmas de alegria, todos os povos! Cantem louvores a Deus em voz alta. (Salmos 47:1 NTLH)

Batei palmas, todos os povos, Aclamai a Deus com vozes de júbilo. (Salmos 47:1 TB)

Subiu Deus com aplauso; Jeová subiu ao som de trombeta. (Salmos 47:5 TB)

Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: Todas as minhas fontes são em ti. (Salmos 87:7 ARA)

Até quando os ímpios, SENHOR, até quando os ímpios saltarão de prazer? (Salmos 94:3 ARC)

Os rios batam palmas; regozijem-se também as montanhas, (Salmos 98:8 ARC)

Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, (Salmos 98:8 ARA)

Rios, batam palmas! Montes, cantem com alegria diante do SENHOR (Salmos 98:8 NTLH)

tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; (Eclesiastes 3:4 ARC)

tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; (Eclesiastes 3:4 ARA)

Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. (Cantares 2:8 ARC)

É a voz do meu amado! eis que ele vem, Saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. (Cantares 2:8 TB)

E disse: Nunca mais pularás de alegria, ó oprimida donzela, filha de Sidom; levanta-te, passa a Quitim e mesmo ali não terás descanso. (Isaías 23:12 ARC)

Cessou o folguedo dos tamboris, acabou o ruído dos que pulam de prazer, e descansou a alegria da harpa. (Isaías 24:8 ARC)

Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e sarças, como também sobre todas as casas de alegria, na cidade que anda pulando de prazer. (Isaías 32:13 ARC)

Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. (Isaías 55:12 ARC)

Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. (Isaías 55:12 ARA)

“Vocês sairão alegres da Babilônia, serão guiados em paz para a sua terra. As montanhas e os morros cantarão de alegria; todas as árvores baterão palmas.” (Isaías 55:12 NTLH)

Que tem o meu amado que fazer na minha casa, visto como muitos nela cometem grande abominação, e as carnes santas se desviaram de ti? Quando tu fazes mal, então, andas saltando de prazer. (Jeremias 11:15 ARC)

Que direito tem na minha casa a minha amada, ela que cometeu vilezas? Acaso, ó amada, votos e carnes sacrificadas poderão afastar de ti o mal? Então, saltarias de prazer. (Jeremias 11:15 ARA)

Assim diz o Senhor JEOVÁ: Bate com a mão, e bate com o pé, e dize: Ah! Por todas as abominações das maldades da casa de Israel! Porque cairão à espada, e de fome, e de peste. (Ezequiel 6:11 ARC)

Assim diz o SENHOR Deus: Bate as palmas, bate com o pé e dize: Ah! Por todas as terríveis abominações da casa de Israel! Pois cairão à espada, e de fome, e de peste. (Ezequiel 6:11 ARA)

O SENHOR Deus disse: Ezequiel, torça as mãos, bata os pés e grite de tristeza por causa de todas as coisas más e nojentas que os israelitas fizeram. Eles morrerão na guerra, de fome e de doença. (Ezequiel 6:11 NTLH)

Agora, homem mortal, profetize. Bata palmas, e a espada ferirá muitas vezes. É uma espada que mata, uma espada que produz terror e matança. (Ezequiel 21:14 NTLH)

Eu também baterei palmas, e a minha ira passará. Eu, o SENHOR, falei. (Ezequiel 21:17 NTLH)

O que o SENHOR Deus está dizendo é isto: “Vocês, amonitas, bateram palmas e pularam de alegria. Vocês desprezaram a terra de Israel.” (Ezequiel 25:6 NTLH)

Pois assim diz o Senhor Jeová: Porque aplaudiste com as mãos e bateste com os pés e com todo o despeito do teu coração te alegraste contra a terra de Israel, (Ezequiel 25:6 TB)

Não te alegres, ó Israel, até saltar, como os povos; porque te foste do teu Deus como uma meretriz; amaste a paga sobre todas as eiras de trigo. (Oséias 9:1 ARC)

Povo de Israel, deixe de se alegrar, pare de fazer festas como os outros povos fazem. Vocês abandonaram a Deus e adoraram ídolos. Em todos os terreiros onde o trigo é malhado, vocês se venderam como prostitutas ao deus Baal e gostaram do pagamento que receberam dele. (Oséias 9:1 NTLH)

Não te regozijes com júbilo, ó Israel, como os povos; porque pela fornicação abandonaste o teu Deus, amaste recompensa sobre todas as eiras de trigo. (Oséias 9:1 TB)

Como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes, irão eles saltando; como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, ordenado para o combate. (Joel 2:5 ARC)

Estrondeando como carros, vêm, saltando pelos cimos dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram o restolho, como um povo poderoso posto em ordem de combate. (Joel 2:5 ARA)

Vêm saltando no alto das montanhas, fazendo barulho como carros de guerra, como galhos secos estalando no fogo. São como um enorme exército posto em ordem de combate. (Joel 2:5 NTLH)

Saltam como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes, como o sonido duma chama de fogo que devora o restolho, como um povo forte posto em ordem de batalha. (Joel 2:5 TB)

Não há remédio para as suas feridas; elas não têm cura. Todos os que ouvem falar da sua desgraça ficam alegres e batem palmas. Pois não há ninguém que tenha escapado da sua crueldade que nunca se acaba. (Naum 3:19 NTLH)

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. (Malaquias 4:2 ARA)

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; vós saireis e saltareis como os bezerros da estrebaria. (Malaquias 4:2 TB)

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:8 ARC)

de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. (Atos 3:8 ARA)

Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus. (Atos 3:8 NTLH)

e, dando um salto, pôs-se em pé, e começou a andar; e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. (Atos 3:8 TB)

Espero que tenham gostado,

Graça e Paz,

Dunamai.

3 comentários:

Anônimo disse...

A paz do senhor, estes versículos me ajudaram muito, pois procuro um tema para a festa de coreografia da minha igreja que fale exatamente da dança. bjsbjs

Anônimo disse...

Anátema tudo isso

Anônimo disse...

O Apostolo Paulo fala de “orar no Espírito”, “bendizer no Espírito” e “cantar no Espírito”, mas nunca fala de “dançar no Espírito”. Não digo que não façam, porém acredito que as manifestações do Espírito Santo no meio do povo de Deus requer um pouco de prudência. Sabemos que em alguns momentos não é fácil de se controlar com o derramamento do poder de Deus. Contudo, a sabedoria de divina nos ensina que, via de regra, quanto mais o cristão está cheio do Espírito, mais controlado ele fica. Pois a manifestação do Espírito traz ao crente o amadurecimento e a sobriedade cristã. Descontrole não é sinal de estar totalmente controlado pelo Espírito de Deus.